TEXTO, INTERPRETAÇÃO E ATIVIDADES GRAMATICAIS – 3º ANO/4º ANO

20 / 100

A atividade proposta tem como âncora um texto simples com interpretação que permitirá ao aluno fazer inferência, analisar e discorrer sobre o assunto em dupla ou grupos.

O texto e interpretação com atividades gramaticais, tem como objetivo principal, levar a criança a pensar criticamente sobre as atitudes do cotidiano. O mesmo trata sobre amizade, sua importância em nossa vida social e na construção de um mundo melhor.

Os textos devem ser percebidos como unidades de significado culturalmente produzidas, construídas em momentos sociais e históricos específicos, estabelecendo e sendo estabelecidos pela interação de muitos discursos.

Desta forma, fica evidente que o sujeito tem um papel ativo na compreensão do mundo e na interpretação de textos.
Daí a necessidade de os alunos, ao lerem em sala de aula, terem oportunidades de estabelecer conexões no multiverso (MATURANA, 2001a, b) do processo de construção de significados com um texto, e se perceberem como parte ativa do social e do texto. práticas discursivas dentro das quais elas funcionam, de modo a realizar sua existência simultaneamente como sujeitos e objetos.

Acredito com Freire que uma das tarefas mais importantes da prática educacional crítica é tornar possíveis as condições em que os aprendizes, em sua interação uns com os outros e com seus professores, se envolvem na experiência de se assumir como social, histórica, pensante, comunicativa, transformadora, pessoas criativas; sonhadores de possíveis utopias, capazes de ficar com raiva por causa da capacidade de amar. Capaz de se assumir como sujeitos por causa da capacidade de se reconhecer como objetos. Tudo isso, tendo em mente que a assunção de si não significa a exclusão de outros. Porque é a alteridade do não-eu ou do você que me faz assumir a radicalidade do eu (FREIRE, 1998, p. 45-6).

Como agente ativo no processo de leitura, o leitor tem sua cultura para se apoiar na validação de procedimentos interpretativos, bem como para estabelecer diferentes formas de construção de significados socialmente aceitos. A leitura é vista aqui como um processo de interação, embora não apenas entre o leitor, o autor e o texto, mas também e mais importante entre eles e a sociedade e seus diferentes contextos, textos e discursos, possíveis significados e relações de poder.

TEXTO, INTERPRETAÇÃO E ATIVIDADES GRAMATICAIS - 3º ANO/4º ANO 1
TEXTO, INTERPRETAÇÃO E ATIVIDADES GRAMATICAIS - 3º ANO/4º ANO 2
Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran – @alfabetizarcomamor
Facebook – https://www.facebook.com/AlfabetizarcomAMOR1/

Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!
você pode gostar também
2 Comentários
  1. ozeli Diz

    show muita rica essa página amei.

  2. Carla Diz

    Amei essa página. Muitas atividades interessantes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More