AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3ºANO/4ºANO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3ºANO/4ºANO

Olá professor(a)!
Hoje deixo para você algumas páginas de atividades que podem ser aplicadas como avaliação diagnóstica de língua portuguesa. A mesma atende ao 3º ano, porém, dependendo do nível de sua turma, poderá também ser aplicada ao alunos do 4º ano.

É importante esclarecer que o processo interventivo não acontece pela simples aplicação das avaliações diagnósticas, mas não se pode deixar de considerar sua funcionalidade e importância, pois é através dos dados coletados pelas avaliações que são pensadas nas atividades e ações que serão realizadas no processo de nivelamento.



PARA BAIXAR PDF, CLICAR NA IMAGEM ACIMA

Avaliação
Diagnóstica
A
escola da bicharada
Na escola da bicharada, dona
Corujinha, por ser muito sabida, é a professora. O Burro ainda não sabe ler. A
Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu. A Hiena só dá risadas.
O Macaco só faz palhaçadas. (um
dia ele caiu do alto de uma árvore e ploft no chão, acabou quebrando o braço)
O aluno que dá mais trabalho é o
vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e
pra cá, com sua cauda colorida.
Um dia o Pavão falou:
– Como sou belo! Vejam minhas
penas!
O Macaco deu uma pirueta e
respondeu:
– Ó vaidoso animal, olhe para seus
pés, veja como são feios!
O Pavão olhou para os pés, levou
um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)
—————————————————————————————
                             
Estudando o texto
1 – O número de parágrafos do
texto é:
(   ) 10                (   ) 11                (   ) 8                   (   ) 12
—————————————————————————————
2 –  O texto se trata de:
(   ) uma piada.                                               (   ) uma entrevista.
(   ) uma receita.                                            (   ) uma fábula.
3 – O animal que é a professora da
bicharada:
(   ) Leoa                                        (   ) Coruja
(   ) Onça                                       (   ) Garça
—————————————————————————————
4 – Dona Corujinha é a professora porque é:
(   ) preguiçosa.                                     (   ) inteligente.
(   ) vaidosa.                                           (   ) trabalhadora.
—————————————————————————————
5 – O pavão era o aluno que mais dava trabalho, pois…
(   ) Era bagunceiro.                            (   ) Gostava de se exibir.
(   ) Gostava de conversar.                 (  
) Não fazia nada.
—————————————————————————————
6 – Segundo o texto, o macaco:
(   ) era muito comportado
(   ) trabalhava no circo.
(   ) fazia muitos gracejos.
(   ) ajudava os colegas.
—————————————————————————————
7 – Na frase “(um dia ele caiu do alto de uma árvore e ploft no chão, acabou quebrando
o braço)”, a palavra grifada significa:
(   ) o som do macaco
batendo no chão.
(   ) o nome de uma fruta
que estava no chão.
(   ) o som da Hiena dando
risadas.
(   ) o som da chuva que
caiu na hora.
—————————————————————————————
8 –  No texto, o macaco e o
pavão teceram uma conversa. Esta conversa damos o nome de:
(   ) parágrafo                              (   ) diálogo
(   ) entrevista                              (   ) exclamação
—————————————————————————————
9 – Os parágrafos que indicam o diálogo do pavão e o macaco são:
(   ) 5 e 7.                                                          (   ) 6 e 8.
(   ) 10 e 11.                                                     (  
) 7 e 6 26
—————————————————————————————
 10 – Numere a 2ª coluna de acordo com 1ª,
relacionando as 

qualidades (adjetivos) de cada bicho, segundo o texto.
(1) Coruja                  (    ) vaidoso
(2) Burro                    (    ) dorminhoca
(3) Preguiça               (    ) risonha
(4) Hiena                    (    ) analfabeto
(5) Pavão                    (    ) sabida
—————————————————————————————

8- O que o texto fala sobre o
macaco?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
—————————————————————————————

9- Por que o pavão é o aluno que
dá mais trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
—————————————————————————————-

10 – Marque quanto a classificação
silábica.

Palavras
Monossílaba
Dissílaba
Trissílaba
Polissílaba
corujinha
macaco
pavão
hiena
palhaçada

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.