ATIVIDADES EDUCATIVAS – TRABALHANDO O NOME PRÓPRIO – ALFABETIZAÇÃO

Na etapa inicial de alfabetização, o papel do professor é ampliar, de maneira significativa, a inserção das crianças no universo da escrita, com o qual elas já têm contato por meio de, por exemplo, cartazes que veem na rua, da televisão e das listas de compras que seus pais fazem. “Não podemos dizer que se inicia o trabalho com nomes próprios na Educação Infantil, mas que se dá continuidade a esse processo de alfabetização, que já estava acontecendo no ambiente familiar, de forma mais intencional e sistemática”, explica Andréa Luize, coordenadora do Núcleo de Práticas de Linguagem da Escola da Vila, em São Paulo. E nada melhor que uma palavra estável – não importa onde a criança veja seu nome, ele sempre estará escrito do mesmo jeito – para começar esse trabalho.
Pensando nisso, trouxe hoje, um poeminha de fácil memorização, o qual auxilia no desenvolvimento da consciência fonológica, além que introduzir de forma prazerosa o trabalho com o nome próprio. 




https://drive.google.com/open?id=1gK9wii6N5g7G1xD0dsS6BEfSTefGXFN0




você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.