ATIVIDADES EDUCATIVAS – O COELHINHO DA PAZ – POEMA E ATIVIDADES INTERPRETATIVAS – 3º/4º ANO
É tempo de Páscoa. Tempo de refletir e trocar carinhos. O poema, Coelhinho da Paz e atividades interpretativas permite um trabalho amplo e diversificado sobre o tema.
Abordar, nas escolas, assuntos que têm cunho religioso é um grande desafio. Pois ao lidar com temas como a Páscoa exige muita sabedoria, já que existe uma diversidade de religiões e formas diferentes de pensar.
As escolas, por muito tempo, tratou a Páscoa de forma mais lúdica oferecendo às crianças lembrancinhas com ovos de chocolate. Era um dia muito esperado, onde os alunos voltavam para suas casas vestidos de coelhinho.
Claro que em muitas escolas ainda acontecem este tipo de comemoração. Afinal, escola é também lugar de sonhos. Mas é certo que atualmente, o tema Páscoa, é tratado de forma a valorizar os significados morais e os bons sentimentos.
Aos poucos acontece uma desconstrução da imagem do ovo de chocolate associado à Páscoa e surge a ideia de partilha. E este comportamento é importante, pois tira a ideia de comércio e valoriza o lado moral da época, enfatizando o amor ao próximo, a solidariedade, fraternidade e outros bons sentimentos.
Pensando nisso, deixo para você, um poeminha simples e encantador para tratar do tema de forma suave e de certa forma, lúdica. Espero que goste!
No entanto, se deseja saber a origem da data, símbolos e outras concepções sobre o assunto, o site da Uol oferece ao seu leitor um vasto material sobre o assunto.
Língua
Portuguesa
Portuguesa
Coelhinho da paz
Isabel Cristina S. Soares
Coelhinho
branquinho
branquinho
Que cor
você tem?
você tem?
Sou
branco, menino
branco, menino
Você disse
bem!
bem!
Coelhinho
branquinho
branquinho
Por que é
tão alvo?
tão alvo?
Menino
bonito
bonito
Por que o
espanto?
espanto?
Da paz
tenho a cor
tenho a cor
E o doce
encanto
encanto
Carrego o
amor
amor
Que seca seu pranto!
Coelhinho
branquinho
branquinho
O mundo
agradece
agradece
Pois é
paz e amor
paz e amor
Que o
planeta apetece!
planeta apetece!
———————————————————————–
Entendendo o poema
1 – Encontre no dicionário os sinônimos de:
Alvo:______________________________________
Apetece: __________________________________
Pranto:____________________________________
———————————————————————–
2 – Marque as respostas corretas.
a)Este é um texto:
( )
informativo ( ) poético ( ) jornalístico
informativo ( ) poético ( ) jornalístico
———————————————————————–
b) O
texto faz alusão a :
texto faz alusão a :
( )
um diálogo ( ) um monólogo
um diálogo ( ) um monólogo
———————————————————————–
c) A conversa acontece:
( ) humano e animal.
( ) humano e humano.
( ) animal e humano.
———————————————————————–
3 – Responda:
a) Qual é o símbolo da Páscoa que aparece no poema?
_____________________________________________
b) Que outro título você daria ao poema?
Escreva-o.
Escreva-o.
_____________________________________________
c)O menino fez uma pergunta ao coelho onde já
estava a
estava a
resposta. Qual pergunta foi?
__________________________________________________________________________________________
———————————————————————–
4 – Escreva os sentimentos que aparecem no
poema e que todos nós devemos praticar e conservar.
poema e que todos nós devemos praticar e conservar.
———————————————————————–
5 – Retire do poema:
a) Uma palavra monossílaba:
__________________
__________________
b) Um substantivo masculino:
___________________
___________________
c) Uma frase interrogativa:
_____________________
_____________________
____________________________________________
d) O antônimo de
ódio:__________________________
ódio:__________________________
e) Duas palavras com dígrafos:
__________________
———————————————————————–
__________________
———————————————————————–
6 – Em seu caderno, ilustre a última estrofe.