ATIVIDADES EDUCATIVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – TEXTO E INTERPRETAÇÃO – 2º ANO/3º ANO

                  

É muito importante que, nas atividades educativas de Língua Portuguesa, os alunos tenham contato direto com texto e interpretação, pois, a leitura faz parte da nossa vida diária, seja na escola,
 em casa ou durante a nossa jornada, ela está sempre presente. 

Muitas vezes, quando praticamos  leitura, não pensamos sobre o seu verdadeiro significado, ou seja, quanto um determinado texto faz sentido para nós quando o lemos. 


Em muitos casos, especialmente nas escolas, os professores oferecem um texto para leitura e instrui aos alunos a interpretar imediatamente, o que leem. Mas para que isso aconteça é necessário ter a habilidade de um bom leitor.

Essa capacidade de interpretar o texto é tão importante que precisa ser conquistada o mais rápido possível. Pois é fato que interpretação de texto permeia por todas as áreas do conhecimento.

Para que possa resolver uma situação-problema em matemática, por exemplo, é necessário que consiga interpretar o problema. Percebe que não é só em Língua Portuguesa a sua importância!

Devemos prestar atenção ao título, pois dá pistas sobre o assunto. Logo em seguida, aparece o primeiro parágrafo, que, dependendo da sentença, revela os principais elementos contidos no assunto discutido.



Língua
Portuguesa
Leia
o texto.
As meninas
O dia amanheceu ensolarado. Larissa e Elisa foram
cedo para a praia catar conchinhas.
As meninas são muito
amigas. Elas moram perto uma da outra e estudam na mesma escola.
Larissa e Elisa estão catando conchinhas para
fazer um trabalho de artesanato que a professora de
artes
passou.
     As meninas são estudiosas e muito
espertas, não se esqueceram do protetor solar ao sair ao Sol.
    Isabel Cristina S. Soares
—————————————————————-
Estudando o texto
1
– Numere os parágrafos do texto.
—————————————————————-
2
– Escreva abaixo o título do texto.
3
– Marque o certo.
a) De acordo com o texto, o dia amanheceu:

 —————————————————————-


b)
O sentimento que une as duas meninas é:
(    )
raiva.
(    ) amizade.
(    ) solidariedade.
—————————————————————-
4
– Responda.
a)
Por que as meninas estavam catando conchinhas?
b)
A que momento do dia as meninas foram catar conchinhas?
c)
O que as meninas fizeram antes de sair ao Sol?
5 – Reescreva as frases trocando os desenhos por
palavras.

 


a)
Larissa e               estão
catando           na praia.

b) O dia amanheceu
             .
Todo material
deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo e protegido pela lei dos
direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias para outros sites, blogs
ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie
e compartilhe apenas o LINK
( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo
para apoio pedagógico.
Valorize o
trabalho da autora
Siga o Blog e
nossa página no Facebook.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Cláudia Cacau Dias Diz

    descobri recentemente e estou gostando muito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.