ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – TRABALHANDO CH – 1º ANO

ATIVIDADES
DE ALFABETIZAÇÃO – TRABALHANDO CH
Trouxe hoje,
como Atividades de alfabetização, o poema “Chinelinho” trabalhando palavras com
CH. O mesmo tem o objetivo de despertar o imaginário, através do personagem que
tem vida no poema e vivencia o dia de uma criança.

Nesta fase
da alfabetização é importante o trabalho com atividades que promovam o avanço
em ortografia de palavras com ch e outras. No entanto, para que haja um maior
aproveitamento, é preciso uma apresentação especial do texto. A criança aprende
melhor aquilo que lhe chama a atenção, aquilo que lhe faz sonhar.

Reside aí, a
importância da entonação da leitura realizada pelo professor, para que o aluno
perceba e se coloque na história do poema. É necessário uma voz harmônica e
mágica ao olhar da criança, no momento da leitura.

Professor(a),
após a leitura realizada por você, solicite que as crianças façam o mesmo. Esta
pode ser em dupla, grupos, meninas e meninos. É bom e agradável às crianças que
você proporcione várias formas de leitura, pois, mesmo que seu aluno ainda não a
domine, ele poderá, através da memorização, participar deste momento de
aprendizagem coletiva.

Depois,
questione os alunos sobre o título, o som inicial, as letras que formam este
som, outras palavras que começam com o mesmo som de chinelinho. Qual é este
som? Observe se os alunos conseguirão identificar o som do X.
Você poderá listar no quadro, palavras ditadas pelas crianças, que iniciam com o som igual ao de chinelinho.
Claro que algumas serão com o “x” e outras “ch”. Desta forma, os próprios
alunos perceberão que os sons são iguais.
Ofereça o
livrinho por partes, assim poderá explorar o máximo, trabalhando interpretação,
rimas e ortografia.

Não esqueça de oferecer diferentes tipos de atividades para que seus alunos tenham a oportunidade de trabalhar e construir histórias com animais e seus filhotes, seres inanimados, natureza e outros.
Trabalhar com livrinhos montados pelas crianças é uma forma de incentivar o pequeno leitor a gostar de ler e consequentemente escrever.
Assim como
outras atividades, esta também está alinhada à BNCC.

PRÁTICAS DE
LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Análise
linguística/semiótica (Alfabetização)

OBJETOS DE
CONHECIMENTO
Compreensão em leitura
Construção do
sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES
(EF01LP16)
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo
da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade
 (EF01LP08)
Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua
representação escrita.
 (EF01LP09) Comparar palavras, identificando
semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
(EF01LP13)
Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas
iniciais, mediais e finais.

Assista o vídeo e logo abaixo clique para fazer o download gratuito das atividades.

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – TRABALHANDO CH - 1º ANO 1

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – TRABALHANDO CH - 1º ANO 2
Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran – @alfabetizarcomamor

Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!
você pode gostar também
1 comentário
  1. Lu Diz

    Maravilhoso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More