ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – TRABALHANDO CH – 1º ANO

ATIVIDADES
DE ALFABETIZAÇÃO – TRABALHANDO CH
Trouxe hoje,
como Atividades de alfabetização, o poema “Chinelinho” trabalhando palavras com
CH. O mesmo tem o objetivo de despertar o imaginário, através do personagem que
tem vida no poema e vivencia o dia de uma criança.

Nesta fase
da alfabetização é importante o trabalho com atividades que promovam o avanço
em ortografia de palavras com ch e outras. No entanto, para que haja um maior
aproveitamento, é preciso uma apresentação especial do texto. A criança aprende
melhor aquilo que lhe chama a atenção, aquilo que lhe faz sonhar.

Reside aí, a
importância da entonação da leitura realizada pelo professor, para que o aluno
perceba e se coloque na história do poema. É necessário uma voz harmônica e
mágica ao olhar da criança, no momento da leitura.

Professor(a),
após a leitura realizada por você, solicite que as crianças façam o mesmo. Esta
pode ser em dupla, grupos, meninas e meninos. É bom e agradável às crianças que
você proporcione várias formas de leitura, pois, mesmo que seu aluno ainda não a
domine, ele poderá, através da memorização, participar deste momento de
aprendizagem coletiva.

Depois,
questione os alunos sobre o título, o som inicial, as letras que formam este
som, outras palavras que começam com o mesmo som de chinelinho. Qual é este
som? Observe se os alunos conseguirão identificar o som do X.
Você poderá listar no quadro, palavras ditadas pelas crianças, que iniciam com o som igual ao de chinelinho.
Claro que algumas serão com o “x” e outras “ch”. Desta forma, os próprios
alunos perceberão que os sons são iguais.
Ofereça o
livrinho por partes, assim poderá explorar o máximo, trabalhando interpretação,
rimas e ortografia.

Não esqueça de oferecer diferentes tipos de atividades para que seus alunos tenham a oportunidade de trabalhar e construir histórias com animais e seus filhotes, seres inanimados, natureza e outros.
Trabalhar com livrinhos montados pelas crianças é uma forma de incentivar o pequeno leitor a gostar de ler e consequentemente escrever.
Assim como
outras atividades, esta também está alinhada à BNCC.

PRÁTICAS DE
LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Análise
linguística/semiótica (Alfabetização)

OBJETOS DE
CONHECIMENTO
Compreensão em leitura
Construção do
sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES
(EF01LP16)
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo
da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade
 (EF01LP08)
Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua
representação escrita.
 (EF01LP09) Comparar palavras, identificando
semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
(EF01LP13)
Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas
iniciais, mediais e finais.

Assista o vídeo e logo abaixo clique para fazer o download gratuito das atividades.

Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran – @alfabetizarcomamor

Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!
você pode gostar também
1 comentário
  1. Lu Diz

    Maravilhoso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.