ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – PERSONAGENS DO FOLCLORE – NÍVEL SILÁBICO / SILÁBICO ALFABÉTICO
Hoje trouxe para vocês, em atividades de alfabetização com tema folclore, uma atividade que atende em especial as crianças do nível silábico alfabético e ou alfabético.
Segundo Emília, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela.
No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
De acordo com a teoria da Psicogênese da língua e da escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada. São elas:
PRÉ-SILÁBICO
Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.
SILÁBICO
Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.
SILÁBICO-ALFABÉTICO
Começa a compreender que as sílabas possuem mais que uma letra (fará a transição de ora utilizar uma letra para cada sílaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a empregá-los). Mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;
Segundo estudos e pesquisas de Emília Ferreiro, os alunos silábicos compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba.
Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora. Há momentos em que ele escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, e outros em que ele representa as unidades sonoras menores, os fonemas.
Emilia nos ensina que, nesse período há a alternância grafofônica. Isso quer dizer que a criança alterna o uso de duas letras para representar a mesma emissão sonora. É assim: a criança escreve a mesma sílaba em uma palavra usando uma letra e em outra palavra a mesma sílaba é escrita de forma diferente, com as letras adequadas. Pensamos, então, que a criança pulou letra, que está escrevendo sem atenção, mas não é nada disso. Ela, na verdade, consegue em suas hipóteses criar mais de uma versão para a escrita da mesma emissão sonora. Fantástico! Há muito conhecimento nisso!
ALFABÉTICO
Última hipótese relacionada a alfabetização. Já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, caracterizando a escrita convencional. Domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Já os alunos na hipóteses alfabética compreendem o sistema de escrita alfabético, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Suas preocupações e questionamentos são agora de ordem ortográfica e textuais.
Fonte: Livro CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO, de Emília Ferreiro.
Professora,
Observe que todas as páginas têm 4 quadrinhos para o registro das sílabas. No entanto, “saci” e “boto” não têm 4 sílabas. Este é um momento de conflito onde a criança perceberá que sobrarão quadrinhos e que nem todas as palavras têm o mesmo número de letras e ou sílabas.
Porém, você poderá pedir que registrem uma letra em cada quadrinho.
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estou amando as atividades muito obrigada .manda pra mim no meu e-mail
Obrigada! Pós pandemia minha sala é multisseriada, NEE e com a falta de professores, dividimos todos os dias as turmas em outras classes! Então ajuda muito ter essas atividades de qualidade, agiliza as intervenções.🤓