ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – PERSONAGENS DO FOLCLORE – NÍVEL SILÁBICO / SILÁBICO ALFABÉTICO

24 / 100

Hoje trouxe para vocês, em atividades de alfabetização com tema folclore, uma atividade que atende em especial as crianças do nível silábico alfabético e ou alfabético. 

Esta é uma atividade aparentemente simples, mas muito rica no que diz respeito à alfabetização da criança. 
Com esta atividade, de acordo com o seu nível, a criança será capaz de perceber cada sílaba, cada valor sonoro separadamente e fazer a junção dos mesmos.
Emília Ferreiro é uma das maiores influências brasileiras para educadores e toda comunidade escolar quando se trata de níveis de alfabetização.

Segundo Emília, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela.

No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

De acordo com a teoria da Psicogênese da língua e da escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada. São elas:

PRÉ-SILÁBICO

Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.

SILÁBICO

Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.

SILÁBICO-ALFABÉTICO

Começa a compreender que as sílabas possuem mais que uma letra (fará a transição de ora utilizar uma letra para cada sílaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a empregá-los). Mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;

Segundo estudos e pesquisas de Emília Ferreiro, os alunos silábicos compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba.

Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora. Há momentos em que ele escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, e outros em que ele representa as unidades sonoras menores, os fonemas.

Emilia nos ensina que, nesse período há a alternância grafofônica. Isso quer dizer que a criança alterna o uso de duas letras para representar a mesma emissão sonora. É assim: a criança escreve a mesma sílaba em uma palavra usando uma letra e em outra palavra a mesma sílaba é escrita de forma diferente, com as letras adequadas. Pensamos, então, que a criança pulou letra, que está escrevendo sem atenção, mas não é nada disso. Ela, na verdade, consegue em suas hipóteses criar mais de uma versão para a escrita da mesma emissão sonora. Fantástico! Há muito conhecimento nisso!

ALFABÉTICO

Última hipótese relacionada a alfabetização. Já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, caracterizando a escrita convencional. Domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Já os alunos na hipóteses alfabética compreendem o sistema de escrita alfabético, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Suas preocupações e questionamentos são agora de ordem ortográfica e textuais.

Fonte: Livro CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO, de Emília Ferreiro.

 
No links abaixo você encontrará mais atividades sobre folclore. Clique e confira!!!
 
 
 
 
 
 
 
👉 Matemática com os personagens do Folclore




Professora,
Observe que todas as páginas têm 4 quadrinhos para o registro das sílabas. No entanto, “saci” e “boto” não têm 4 sílabas. Este é um momento de conflito onde a criança perceberá que sobrarão quadrinhos e que nem todas as palavras têm o mesmo número de letras e ou sílabas.
Porém, você poderá pedir que registrem uma letra em cada quadrinho.

1º ano, Alfabetizar com amor, Amorensina, Atividades de alfabetização 1 ano, Atividades para alfabético, Atividades para silábico-alfabético, Folclore e alfabetização
ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - PERSONAGENS DO FOLCLORE - NÍVEL SILÁBICO / SILÁBICO ALFABÉTICO 1
Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran – @alfabetizarcomamor
Facebook – https://www.facebook.com/AlfabetizarcomAMOR1/

Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!

 

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Elaine Diz

    estou amando as atividades muito obrigada .manda pra mim no meu e-mail

  2. Bete Aparecida Diz

    Obrigada! Pós pandemia minha sala é multisseriada, NEE e com a falta de professores, dividimos todos os dias as turmas em outras classes! Então ajuda muito ter essas atividades de qualidade, agiliza as intervenções.🤓

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More