ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – PEQUENO TEXTO EM QUADRINHA – 1º ANO

Atividades de alfabetização – Pequeno texto em quadrinha e interpretação – 1º ano

  

Trabalhar
com pequeno texto em quadrinha e também sua interpretação nas atividades de alfabetização é uma excelente estratégia para o desenvolvimento da
leitura e escrita.

As rimas
encontradas num pequeno texto em quadrinha tem a capacidade de trazer
encantamento e estimular o imaginário da criança. Por isso a importância de
propor a interpretação nas atividades de alfabetização. Pois é desta
forma que a criança cria vínculo com texto, absorvendo seu detalhes e se
colocando como personagem do mesmo.

As rimas
encontradas nas quadrinhas, poesias ou cantigas encantam crianças e adultos,
pois são cheias de ritmos, musicalidade e sonoridade. E desta forma auxiliam
primordialmente no aprendizado da criança, ampliando a aquisição da linguagem e
as habilidades de escrita durante a alfabetização e sua vida escolar.

Além disso,
podemos oferecer aos nossos alunos, pequenos textos que facilitem a leitura e
seu entendimento no trabalho com a interpretação, pois é necessário respeitar o
nível de desenvolvimento do educando.

Os pequenos textos, assim como as cantigas e poesias, têm a capacidade que mexer com a
imaginação. E quando bem conduzidos, levam a criança a antecipar os
acontecimentos e fazer inferências, tornando-se cada vez mais natural o
processo da aprendizagem.

E falando em textos e aprendizagem, é também desde pequeno que devemos introduzir aos nossos alunos a oportunidade do aprendizado de uma segunda língua. E o inglês é atualmente uma língua quase universal. Pensando nisso, o blog “Atividades em Inglês” tem ótimas atividades para iniciar este aprendizado de forma criteriosa e prazerosa nesta fase da alfabetização.

Quanto a BNCC:

PRÁTICA DE LEITURA 
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) 

Análise linguística/semiótica (Alfabetização) 

OBJETOS DE CONHECIMENTO 

Compreensão em leitura 

HABILIDADES BNCC 

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural,como patrimônio artístico da humanidade.
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 

👉👉👈👈

Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran – @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.