ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – FAMÍLIA DA LETRA L

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – FAMÍLIA DA LETRA L


Para auxiliar no processo da alfabetização, o professor precisa propor atividades diversas que estimulem esta aquisição. Com as atividades de alfabetização ” família da letra L” a criança terá a oportunidade de exercitar a leitura, escrita e interpretação, além de ortografia.
Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize.
Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Nesse processo, é preciso que os estudantes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – processos que visam a que alguém (se) torne alfabetizado, ou seja, consiga “codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas ou letras), o que envolve o desenvolvimento de uma consciência fonológica (dos fonemas do português do Brasil e de sua organização em segmentos
sonoros maiores como sílabas e palavras) e o conhecimento do alfabeto do português do Brasil em seus vários formatos (letras imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas), além do estabelecimento de relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização da língua.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
  • Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
  • Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETOS DE CONHECIMENTO
  • Estratégia de leitura
  • Formação do leitor literário
  • Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES BNCC
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que
vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o
gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos
gráficos, imagens,dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando
antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos,
checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte
do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua
diversidade cultural,como patrimônio artístico da humanidade.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas,
partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e
diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - FAMÍLIA DA LETRA L 1

👉👉👉ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - FAMÍLIA DA LETRA L 2👈👈👈

Siga-me no Instagran e na página do Facebook
Instagran – @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora!

você pode gostar também
1 comentário
  1. tyane lyra Diz

    muito obrigada pelas atividades! estou amando !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More