ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – FAMÍLIA DA LETRA L
ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO – FAMÍLIA DA LETRA L
Para auxiliar no processo da alfabetização, o professor precisa propor atividades diversas que estimulem esta aquisição. Com as atividades de alfabetização ” família da letra L” a criança terá a oportunidade de exercitar a leitura, escrita e interpretação, além de ortografia.
Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize.
Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Nesse processo, é preciso que os estudantes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – processos que visam a que alguém (se) torne alfabetizado, ou seja, consiga “codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas ou letras), o que envolve o desenvolvimento de uma consciência fonológica (dos fonemas do português do Brasil e de sua organização em segmentos
sonoros maiores como sílabas e palavras) e o conhecimento do alfabeto do português do Brasil em seus vários formatos (letras imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas), além do estabelecimento de relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização da língua.
Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Nesse processo, é preciso que os estudantes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – processos que visam a que alguém (se) torne alfabetizado, ou seja, consiga “codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas ou letras), o que envolve o desenvolvimento de uma consciência fonológica (dos fonemas do português do Brasil e de sua organização em segmentos
sonoros maiores como sílabas e palavras) e o conhecimento do alfabeto do português do Brasil em seus vários formatos (letras imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas), além do estabelecimento de relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização da língua.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
- Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
- Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETOS DE CONHECIMENTO
- Estratégia de leitura
- Formação do leitor literário
- Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES BNCC
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que
vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o
gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos
gráficos, imagens,dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando
antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos,
checando a adequação das hipóteses realizadas.
vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o
gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos
gráficos, imagens,dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando
antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos,
checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte
do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua
diversidade cultural,como patrimônio artístico da humanidade.
do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua
diversidade cultural,como patrimônio artístico da humanidade.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas,
partes de palavras) com sua representação escrita.
partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e
diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
Siga-me no Instagran e na página do Facebook
Instagran – @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora!
muito obrigada pelas atividades! estou amando !