ALFABETO MÓVEL – CARRO CHEFE DA ALFABETIZAÇÃO

Curta a página https://www.facebook.com/pages/Alfabetizar-com-AMOR/161036797393955 e saiba das atualizações do blog.

Atividades para todos os níveis de escrita

O lúdico pode ajudar a
criança a alfabetizar-se, escrever e interpretar textos, a partir do momento em
que ele a torna espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita

Objetivos:

 Facilitar, a partir de atividades lúdicas, o
aprendizado, a assimilação da escrita e a aquisição de vocabulário.
★ Proporcionar
um contato inicial mais espontâneo com a leitura e a gramática.
★ Estimular o gosto pela escrita formal.

Faixa
etária:
Crianças a partir do 1° ano.

Para que o aluno dos anos iniciais do
Ensino Fundamental realmente se alfabetize, ele precisa estar imerso em um
ambiente rico em materiais
 que
apresentam variedade de suportes gráficos e diversidade de gêneros de textos.
Portanto, além dos livros e apostilas didáticas usadas pela própria escola,
introduza atividades lúdicas complementares que o farão aprender brincando!
 Durante a seleção
dessas atividades, dê preferência as que façam a criançada tomar contato com
todas as letras, palavras e textos simultaneamente. No início, apresente e
introduza alfabetos móveis – tanto maiúsculos quanto minúsculos – para que as
crianças possam manipulá-los e, dessa maneira, tomar contato com o formato de
cada uma das letras.
 Aos poucos, estimule-as
a formar palavras com os alfabetos, para que memorizem de forma global as que
lhes são mais significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais
etc.). Ainda durante a atividade, faça as correções necessárias e, então, aproveite
a ocasião para propor a composição de palavras mais complexas, para exercitar o
raciocínio infantil em relação à escrita.
Sobre a
introdução do alfabeto móvel

Deve ter como objetivo fazer com que
as crianças visualizem as letras e, ao manipulá-las, familiarizem- se com o
formato delas. Esse contato ajuda na sistematização e assimilação da escrita
durante a primeira fase da alfabetização.

Sugestões para o 1º ano
Ainda utilizando os alfabetos móveis, proponha:
 A
análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade
de letras, as que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras e as que
podem ocupar outras posições nas palavras.
 A
formação de nomes próprios com letras móveis.
 A
associação de objetos a palavras.
 A
observação dos aspectos sonoros das letras a partir das iniciais das palavras
significativas.
 A
distinção entre letras e números.
 O
reconhecimento da forma e da posição dos dois tipos de letras (maiúsculas e
minúsculas).
 A
identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial.
 A
contagem de letras das palavras e, em seguida, o desmembramento oral das palavras
em suas sílabas.
 Um
jogo da memória, no qual o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra
em letra bastão e cursiva.
 Um
bingo de letras, no qual as cartelas devem conter letras variadas do tipo
bastão, cursivas e as duas juntas.
 Um
bingo de palavras, no qual as cartelas devem conter palavras variadas escritas
com letras do tipo bastão, cursiva e as duas juntas.

Sugestões para o 2º ano
A partir da leitura de textos de conteúdo já
conhecido, proponha:
 A distinção entre discurso
oral e texto escrito.

 A identificação de letras e
palavras conhecidas.

 A produção de pequenos textos
com palavras conhecidas, a leitura em voz alta do que foi produzido e as
correções necessárias.

 A composição e decomposição
de palavras em suas sílabas.

 A observação das letras que
faltam para se completar uma palavra ou uma frase simples (trabalho que pode
ser feito com textos lacunados).

 A organização de palavras,
frases e pequenos textos.

 A construção de frases e
pequenos textos com novas palavras.

 Um jogo dos sete erros, a
partir de um texto conhecido, no qual deve haver a substituição de sete
palavras por outras, que não façam parte dele e ainda o deixem com um sentido
dúbio.
Fonte
 http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More