ALFABETO MÓVEL – CARRO CHEFE DA ALFABETIZAÇÃO
Curta a página https://www.facebook.com/pages/Alfabetizar-com-AMOR/161036797393955 e saiba das atualizações do blog.
Atividades para todos os níveis de escrita
O lúdico pode ajudar a
criança a alfabetizar-se, escrever e interpretar textos, a partir do momento em
que ele a torna espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita
criança a alfabetizar-se, escrever e interpretar textos, a partir do momento em
que ele a torna espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita
Objetivos:
★ Facilitar, a partir de atividades lúdicas, o
aprendizado, a assimilação da escrita e a aquisição de vocabulário.
★ Proporcionar
um contato inicial mais espontâneo com a leitura e a gramática.
★ Estimular o gosto pela escrita formal.
★ Facilitar, a partir de atividades lúdicas, o
aprendizado, a assimilação da escrita e a aquisição de vocabulário.
★ Proporcionar
um contato inicial mais espontâneo com a leitura e a gramática.
★ Estimular o gosto pela escrita formal.
Faixa
etária:
Crianças a partir do 1° ano.
etária:
Crianças a partir do 1° ano.
Para que o aluno dos anos iniciais do
Ensino Fundamental realmente se alfabetize, ele precisa estar imerso em um
ambiente rico em materiais que
apresentam variedade de suportes gráficos e diversidade de gêneros de textos.
Portanto, além dos livros e apostilas didáticas usadas pela própria escola,
introduza atividades lúdicas complementares que o farão aprender brincando!
Ensino Fundamental realmente se alfabetize, ele precisa estar imerso em um
ambiente rico em materiais que
apresentam variedade de suportes gráficos e diversidade de gêneros de textos.
Portanto, além dos livros e apostilas didáticas usadas pela própria escola,
introduza atividades lúdicas complementares que o farão aprender brincando!
Durante a seleção
dessas atividades, dê preferência as que façam a criançada tomar contato com
todas as letras, palavras e textos simultaneamente. No início, apresente e
introduza alfabetos móveis – tanto maiúsculos quanto minúsculos – para que as
crianças possam manipulá-los e, dessa maneira, tomar contato com o formato de
cada uma das letras.
dessas atividades, dê preferência as que façam a criançada tomar contato com
todas as letras, palavras e textos simultaneamente. No início, apresente e
introduza alfabetos móveis – tanto maiúsculos quanto minúsculos – para que as
crianças possam manipulá-los e, dessa maneira, tomar contato com o formato de
cada uma das letras.
Aos poucos, estimule-as
a formar palavras com os alfabetos, para que memorizem de forma global as que
lhes são mais significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais
etc.). Ainda durante a atividade, faça as correções necessárias e, então, aproveite
a ocasião para propor a composição de palavras mais complexas, para exercitar o
raciocínio infantil em relação à escrita.
a formar palavras com os alfabetos, para que memorizem de forma global as que
lhes são mais significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais
etc.). Ainda durante a atividade, faça as correções necessárias e, então, aproveite
a ocasião para propor a composição de palavras mais complexas, para exercitar o
raciocínio infantil em relação à escrita.
Sobre a
introdução do alfabeto móvel
Deve ter como objetivo fazer com que
as crianças visualizem as letras e, ao manipulá-las, familiarizem- se com o
formato delas. Esse contato ajuda na sistematização e assimilação da escrita
durante a primeira fase da alfabetização.
introdução do alfabeto móvel
Deve ter como objetivo fazer com que
as crianças visualizem as letras e, ao manipulá-las, familiarizem- se com o
formato delas. Esse contato ajuda na sistematização e assimilação da escrita
durante a primeira fase da alfabetização.
Sugestões para o 1º ano
Ainda utilizando os alfabetos móveis, proponha:
★ A
análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade
de letras, as que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras e as que
podem ocupar outras posições nas palavras.
★ A
formação de nomes próprios com letras móveis.
★ A
associação de objetos a palavras.
★ A
observação dos aspectos sonoros das letras a partir das iniciais das palavras
significativas.
★ A
distinção entre letras e números.
★ O
reconhecimento da forma e da posição dos dois tipos de letras (maiúsculas e
minúsculas).
★ A
identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial.
★ A
contagem de letras das palavras e, em seguida, o desmembramento oral das palavras
em suas sílabas.
★ Um
jogo da memória, no qual o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra
em letra bastão e cursiva.
★ Um
bingo de letras, no qual as cartelas devem conter letras variadas do tipo
bastão, cursivas e as duas juntas.
★ Um
bingo de palavras, no qual as cartelas devem conter palavras variadas escritas
com letras do tipo bastão, cursiva e as duas juntas.
Ainda utilizando os alfabetos móveis, proponha:
★ A
análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade
de letras, as que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras e as que
podem ocupar outras posições nas palavras.
★ A
formação de nomes próprios com letras móveis.
★ A
associação de objetos a palavras.
★ A
observação dos aspectos sonoros das letras a partir das iniciais das palavras
significativas.
★ A
distinção entre letras e números.
★ O
reconhecimento da forma e da posição dos dois tipos de letras (maiúsculas e
minúsculas).
★ A
identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial.
★ A
contagem de letras das palavras e, em seguida, o desmembramento oral das palavras
em suas sílabas.
★ Um
jogo da memória, no qual o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra
em letra bastão e cursiva.
★ Um
bingo de letras, no qual as cartelas devem conter letras variadas do tipo
bastão, cursivas e as duas juntas.
★ Um
bingo de palavras, no qual as cartelas devem conter palavras variadas escritas
com letras do tipo bastão, cursiva e as duas juntas.
Sugestões para o 2º ano
A partir da leitura de textos de conteúdo já
conhecido, proponha:
★ A distinção entre discurso
oral e texto escrito.
★ A identificação de letras e
palavras conhecidas.
★ A produção de pequenos textos
com palavras conhecidas, a leitura em voz alta do que foi produzido e as
correções necessárias.
★ A composição e decomposição
de palavras em suas sílabas.
★ A observação das letras que
faltam para se completar uma palavra ou uma frase simples (trabalho que pode
ser feito com textos lacunados).
★ A organização de palavras,
frases e pequenos textos.
★ A construção de frases e
pequenos textos com novas palavras.
★ Um jogo dos sete erros, a
partir de um texto conhecido, no qual deve haver a substituição de sete
palavras por outras, que não façam parte dele e ainda o deixem com um sentido
dúbio.
A partir da leitura de textos de conteúdo já
conhecido, proponha:
★ A distinção entre discurso
oral e texto escrito.
★ A identificação de letras e
palavras conhecidas.
★ A produção de pequenos textos
com palavras conhecidas, a leitura em voz alta do que foi produzido e as
correções necessárias.
★ A composição e decomposição
de palavras em suas sílabas.
★ A observação das letras que
faltam para se completar uma palavra ou uma frase simples (trabalho que pode
ser feito com textos lacunados).
★ A organização de palavras,
frases e pequenos textos.
★ A construção de frases e
pequenos textos com novas palavras.
★ Um jogo dos sete erros, a
partir de um texto conhecido, no qual deve haver a substituição de sete
palavras por outras, que não façam parte dele e ainda o deixem com um sentido
dúbio.
Fonte
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades