ALFABETIZANDO COM BICHINHOS DE PET – 2º PERÍODO/ 1º ANO E ALUNOS DO AEE.
Curta a página https://www.facebook.com/pages/Alfabetizar-com-AMOR/161036797393955 a saiba das atualizações do blog.
O professor alfabetizador deve operacionalizar e instrumentalizar o trabalho da alfabetização, pois o aprendizado da criança depende do processo por ela desenvolvido, de como se encontra e como as possibilidades oferecidas a ela no ambiente em sala de aula vão guiá-la e fazê-la progredir.
É certo que a maioria das crianças desenvolvem-se naturalmente com trabalho coletivo desenvolvido em classe. Portanto, algumas necessitam de materiais outros que possibilitem abordagens mais específicas.
Pensando nestas crianças, elaborei esta atividade que é simples e atrativa ao mesmo tempo.
Para que as peças fiquem afixadas é necessário que se use velcro.
Esta é uma forma gostosa de trabalhar com os alunos em fase de alfabetização e ou para aqueles que apresentam dificuldades, tanto quanto para os que se encontram em transição dos níveis da leitura e escrita.
Tudo usando restos de E.V.A e reaproveitando material descartável.
– Percepção de sílabas iniciais.
Articule bem os sons para que a criança perceba.
– Quando o aluno encontra-se no nível silábico, esta é uma boa
maneira de levá-lo a perceber os fonemas e grafemas. Esta é a hora do “conflito”.
maneira de levá-lo a perceber os fonemas e grafemas. Esta é a hora do “conflito”.
Você, alfabetizador(a), poderá perguntar se a criança não perceber:
O “S” sozinho faz SA?
– Alunos que se encontram no nível
alfabético.
alfabético.
A partir daí é possível o trabalho com palavras mais complexas e frases.
Para aprender a ler e escrever com autonomia, a criança precisa operar racionalmente com as unidades sonoras de apreensão mais difícil, que são os fonemas e suas complexas relações.
Amiga estou surpresa com tanta criatividade em relaçao as atividades . TRabalho com uma turma 2 ano gostaria de saber se voce tem alguma atividade para trabalhar m antes de p e b ..
Obrigada flor! Suas palavras são carinhos em minha alma! E quanto as atividades, tenho algumas sim. Acho que até já postei, mas vou postar outras e procurar as que já foram postadas, ok!
Beijos e muita Luz para você!
Que deus te abençoe e que multiplique ainda mais sua criatividade hoje em dia e raro ver uma amiga ajudar a outra fiquei admirada com sua dedicaçao beijos…..
Obrigada por sua presença aqui e por suas palavras tão motivadoras!
Beijos e muita Luz!
Amiga desculpe esqueci de falar meu nome moro em Itaberai goias..
Rsrsrsr… Mas ainda não falou seu nome. Porém pude sentir sua energia. Você é uma pessoa do bem e muito dedicada. Que Deus abençoe sempre a sua vida!
Beijos e paz!
Amiga parabens estou aguardando as atividades beijos Eliane..
Pode aguardar. Tenho uma aqui, mas vou tentar ao longo deste mês elaborar outras, ok!? Beijos e desculpe-me pela demora.
Amiga, adoro visitar seu blog, ele é perfeito, gostaria de saber se vc tem atividades para trabalhar com PIP (programa de intervenção pedagógica) ou melhor atividades para recuperar alunos com dificuldades.
Obrigada, Alessandra Kelly por sua presença e por suas doces palavras.
Bom, tenho alguns jogos que criei quando trabalhava com os alunos do AEE. E alguns deles estão postados aqui no marcador "AEE". Acredito que estes poderão te ajudar. Mas caso contrário poderemos ver outros tipos de atividades. Beijos e muita Luz!
Que ideia genial…
Vou fazer com meus alunos!
Obrigada!! Amei sua visita!
Seu yrabalho ê muito bom criativo. Achei maravilhoso já que a criança precisa e deve.os rstimular sru aprendizado com amor e cores.
Obrigada pelo carinho!
E concordo com você, nossas crianças precisam ser estimuladas.
Beijos no coração!