ALFABETIZANDO COM BICHINHOS DE PET – 2º PERÍODO/ 1º ANO E ALUNOS DO AEE.

Curta a página https://www.facebook.com/pages/Alfabetizar-com-AMOR/161036797393955 a saiba das atualizações do blog.


O professor alfabetizador deve operacionalizar e instrumentalizar  o trabalho da alfabetização, pois o aprendizado da criança depende do processo por ela desenvolvido, de como se encontra e como as possibilidades oferecidas a ela no ambiente em sala de aula vão guiá-la e fazê-la progredir.
É certo que a maioria das crianças desenvolvem-se naturalmente com trabalho coletivo desenvolvido em classe. Portanto, algumas necessitam de materiais outros que possibilitem abordagens mais específicas.
Pensando nestas crianças, elaborei esta atividade que é simples e atrativa ao mesmo tempo.

Para que as peças fiquem afixadas é necessário que se use velcro.
Esta é uma forma gostosa de trabalhar com os alunos em fase de alfabetização e ou para aqueles que apresentam dificuldades, tanto quanto para os que se encontram em transição dos  níveis da leitura e escrita.

Tudo usando restos de E.V.A e reaproveitando material descartável.






– Percepção das letras iniciais e seus respectivos fonemas e associações.


ALFABETIZANDO COM BICHINHOS DE PET - 2º PERÍODO/ 1º ANO E ALUNOS DO AEE. 1




– Percepção de sílabas iniciais.
Articule bem os sons para que a criança perceba.

ALFABETIZANDO COM BICHINHOS DE PET - 2º PERÍODO/ 1º ANO E ALUNOS DO AEE. 2



– Quando o aluno encontra-se no nível silábico, esta é uma boa
maneira de levá-lo a perceber os fonemas e grafemas. Esta é a hora do “conflito”.


Você, alfabetizador(a), poderá  perguntar se a criança não perceber:
O “S” sozinho faz SA?
O que falta para formar “SA”?  E assim por diante.


ALFABETIZANDO COM BICHINHOS DE PET - 2º PERÍODO/ 1º ANO E ALUNOS DO AEE. 3





ALFABETIZANDO COM BICHINHOS DE PET - 2º PERÍODO/ 1º ANO E ALUNOS DO AEE. 4



–  Alunos que se encontram no nível
alfabético. 
A partir daí é possível o trabalho com palavras mais complexas e frases.

ALFABETIZANDO COM BICHINHOS DE PET - 2º PERÍODO/ 1º ANO E ALUNOS DO AEE. 5



Para aprender a ler e escrever com autonomia, a criança precisa operar racionalmente com as unidades sonoras de apreensão mais difícil, que são os fonemas e suas complexas relações.
você pode gostar também
14 Comentários
  1. Anônimo Diz

    Amiga estou surpresa com tanta criatividade em relaçao as atividades . TRabalho com uma turma 2 ano gostaria de saber se voce tem alguma atividade para trabalhar m antes de p e b ..

  2. isabel Diz

    Obrigada flor! Suas palavras são carinhos em minha alma! E quanto as atividades, tenho algumas sim. Acho que até já postei, mas vou postar outras e procurar as que já foram postadas, ok!
    Beijos e muita Luz para você!

  3. Anônimo Diz

    Que deus te abençoe e que multiplique ainda mais sua criatividade hoje em dia e raro ver uma amiga ajudar a outra fiquei admirada com sua dedicaçao beijos…..

    1. isabel Diz

      Obrigada por sua presença aqui e por suas palavras tão motivadoras!
      Beijos e muita Luz!

  4. Anônimo Diz

    Amiga desculpe esqueci de falar meu nome moro em Itaberai goias..

    1. isabel Diz

      Rsrsrsr… Mas ainda não falou seu nome. Porém pude sentir sua energia. Você é uma pessoa do bem e muito dedicada. Que Deus abençoe sempre a sua vida!
      Beijos e paz!

  5. Anônimo Diz

    Amiga parabens estou aguardando as atividades beijos Eliane..

    1. isabel Diz

      Pode aguardar. Tenho uma aqui, mas vou tentar ao longo deste mês elaborar outras, ok!? Beijos e desculpe-me pela demora.

  6. Alessandra Kelly Diz

    Amiga, adoro visitar seu blog, ele é perfeito, gostaria de saber se vc tem atividades para trabalhar com PIP (programa de intervenção pedagógica) ou melhor atividades para recuperar alunos com dificuldades.

  7. isabel Diz

    Obrigada, Alessandra Kelly por sua presença e por suas doces palavras.
    Bom, tenho alguns jogos que criei quando trabalhava com os alunos do AEE. E alguns deles estão postados aqui no marcador "AEE". Acredito que estes poderão te ajudar. Mas caso contrário poderemos ver outros tipos de atividades. Beijos e muita Luz!

  8. Anônimo Diz

    Que ideia genial…
    Vou fazer com meus alunos!

    1. isabel Diz

      Obrigada!! Amei sua visita!

  9. Anônimo Diz

    Seu yrabalho ê muito bom criativo. Achei maravilhoso já que a criança precisa e deve.os rstimular sru aprendizado com amor e cores.

    1. isabel Diz

      Obrigada pelo carinho!
      E concordo com você, nossas crianças precisam ser estimuladas.
      Beijos no coração!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More