ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA – LATERALIDADE, NÚMERO, QUANTIDADE, CÁLCULO E FIGURAS GEOMÉTRICAS – BNCC

Na alfabetização matemática é de suma importância trabalhar com atividades que envolvam número, quantidade, cálculo e figuras geométricas, além de outras que formam a base desta etapa. Aliás, esta é uma temática que deve iniciar ainda na educação infantil, pois trabalhar formas geométricas na educação infantil, amplia a percepção de localização, forma e até forma do corpo.
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, deve-se retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas e espaço, e também as experiências desenvolvidas na Educação Infantil, para iniciar uma sistematização dessas noções. Nessa fase, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua importância. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à realização dos algoritmos das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, para decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo. Portanto, a BNCC orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos. Desse modo, recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel essencial para a compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, para que se inicie um processo de formalização.

UNIDADE TEMÁTICA
  •  Número
  • Álgebra
  • Geometria
OBJETOS DE CONHECIMENTO



  • Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
  • Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação
  • Construção de fatos básicos da adição
  • Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências.
  • Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico



HABILIDADES BNCC


(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.             


ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - LATERALIDADE, NÚMERO, QUANTIDADE, CÁLCULO E FIGURAS GEOMÉTRICAS - BNCC 1

 Para baixar as atividades clique com o botão direito sobre as mesmas e escolha na janela a opção desejada: “Copiar” ou “Salvar imagem como”.

Você pode ainda abrir a página escolhendo a opção “Abrir em nova guia” para vê-la em tamanho e resolução real.

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - LATERALIDADE, NÚMERO, QUANTIDADE, CÁLCULO E FIGURAS GEOMÉTRICAS - BNCC 2
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - LATERALIDADE, NÚMERO, QUANTIDADE, CÁLCULO E FIGURAS GEOMÉTRICAS - BNCC 3
Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran – @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora!
você pode gostar também
2 Comentários
  1. Anônimo Diz

    Amei essas atividades,irão me ajudar bastante!
    Parabéns e sucessos.

  2. Katiúcia Diz

    Amei. Atividade maravilhosa. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More