ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA – A CASA DAS CINCO JANELAS – 2ª PARTE

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Alfabetização e Consciência Fonológica – Rimas e aliterações – 2ª PARTE

Professora,Deixo abaixo o vídeo do livrinho que você poderá confeccionar com seu aluno.
No entanto, cada página tem ainda uma folha complementar. Desta forma, postarei a cada dia duas páginas para que  possa explorar bem o conteúdo.


Antes de apresentar as páginas, você poderá inserir a palavra através do jogo “palavra secreta” ou outra forma de jogo.
A cada página trabalhe com diferentes jogos de palavras, usando as letras  ou as sílabas móveis. Existe uma uma infinidade de formas de trabalho. Use e abuse de sua imaginação!

Postarei duas páginas por dia.
Fique de olho!!!

HOJE É A SEGUNDA PARTE. 

A consciência fonológica é a percepção do som da fala. É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do princípio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra.
Diversas formas linguísticas que uma criança tem contato estando inserida numa cultura contribuem para a formação de sua consciência fonológica, dentre elas pode-se destacar as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais e a fala, propriamente dita. (NASCIMENTO, 2006)



O uso da consciência fonológica por professores alfabetizadores é de grande importância, visto que esta ajuda no desenvolvimento de habilidades pelo aprendente, essas habilidades estão relacionadas à correspondência grafonêmica, onde “o sistema alfabético de escrita associa um componente auditivo fonêmico a um componente visual gráfico” (GUIMARÃES, 2006). E para se compreender o sistema alfabético são necessárias algumas habilidades como “a consciência de que é possível segmentar a língua falada em unidades distintas e a consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas” (GUIMARÃES, 2006), isso corresponde a consciência de sílabas e a consciência de palavras. Podendo-se então utilizar recursos da consciência fonológica para obter esses resultados, ou seja, para se ter “o conhecimento geral dos segmentos que compõe a fala (rimas, aliterações, sílabas e fonemas).” (GUIMARÃES, 2006)



Rimas e aliterações

“A rima representa a correspondência fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica” (NASCIMENTO, 2006). E aliteração é uma figura de linguagem na qual existe a “repetição de um ou mais fonemas no começo, no meio ou no fim de palavras próximas ou simetricamente dispostas”. (www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/glossario.htm).

É notada a importância do trabalho de consciência fonológica por meio de identificação de rimas e aliterações, pois estes contribuem no desenvolvimento de habilidades nas crianças no início da instrução formal em leitura (mais ou menos aos seis anos de idade)“ (GUIMARÃES, 2006), como, p.ex., a habilidade de identificação da sílaba inicial e de identificação de fonema inicial revelando-se capaz de prever significativamente a capacidade de leitura e de escrita .
Esta pode ser trabalhada pelos professores alfabetizadores com propostas como as sugeridas no Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica baseado em Cielo (in Paes e Pessoa, 2005), como por exemplo:
Detecção de rimas: eu vou dizer três palavras, duas rimam e uma não. Qual não rima?
– PANELA / MOLA/ TIGELA
– ESCOLA/ ESPADA/ ESMOLA
 




ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - A CASA DAS CINCO JANELAS - 2ª PARTE 1
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ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - A CASA DAS CINCO JANELAS - 2ª PARTE 2




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5 Comentários
  1. Andréia Diz

    Amei! Parabéns!!!

  2. Ideia Criativa Diz

    Adorável!

  3. marilene Diz

    colega gostei muito da sequencia sobre a casa das cinco janelas, posso usar? porem nãoencontrei o texto completo, tem no site?

    1. isabel Diz

      Olá Marilene!
      Que bom que você gostou! E claro que pode usar! Afinal, faço tudo para nós professores, mesmo. Bom, se você ainda não encontrou, clique no link abaixo que dentro desta postagem tem todas as partes da casa.
      Obrigada pelo carinho e espero te ver muito por aqui!!!
      Beijos no coração!

      https://www.amorensina.com.br/2019/05/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica_16.html

  4. SELMA Diz

    SUAS ATIVIDADES SÃO MARAVILHOSAS E SEU CAPRICHO ENCANTA.

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