A FADA BONDOSA – HISTÓRIA E ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO

Curta a
página   https://www.facebook.com/pages/Alfabetizar-com-AMOR/161036797393955
e saiba das atualizações do blog.



Cara professora,

O trabalho com esta história
visa a fixação dos grafemas/fonemas, nela destacados. Porém, não se esqueça que
o alfabeto deve ser trabalhado todos os dias.
É necessário que você tenha um conhecimento prévio da história para que não se perca na hora de
manusear os fantoches. Isso mesmo, fantoches que deverão ser confeccionados por
você.
Você lê ou conta a história
para seus alunos. A entonação e a forma de contar é muito importante.
Deixe que seus alunos façam
inferências. Aliás, motive-os a isso.
Seria mais interessante de neste momento a contadora estivesse com uma vestimenta especial. 


O correto seria contar a história na
rodinha, porém eu já não tinha mais condições físicas de  me sentar no
chão juntamente com as crianças.





Depois
que você contar a história, deixe e incentive que todos a dramatizem. As
crianças adoram dramatizar histórias. No início, algumas ficam meio tímidas,
mas logo se soltam e nos surpreendem.

Os fantoches  foram afixados na parede com seus respectivos nomes logo após a dramatização da história realizada pelos alunos.



O
trabalho com o cartaz de pregas é muito apreciado pelas crianças. Então, sempre
que houver oportunidade faça este trabalho. Ele é de grande ajuda na construção
da escrita e compreensão fonológica.
Distribua
as letras aleatoriamente e dite articulando bem a palavra, enfatizando cada
som/fonema.
As
crianças que estão com as letras, deverão ir à frente e se organizarem para
formar a palavra ditada. Vai haver dúvidas neste momento, mas deixe que elas se
arrumem, só interfira se não conseguirem. No entanto, sempre conseguem, pois um
ajuda o outro. 



Depois da apresentação da palavra organizada, cada criança deverá colocar sua letra no devido lugar. Você observará que as próprias se ajudam entre si.
É de suma importância ter um alfabetário na sala. E cada bolsinho deve conter várias letras.


A partir do reconto das crianças deve-se elaborar um pequeno texto que deve ficar exposto na sala  em tamanho grande para que todos
possam lê-lo.
Claro que os alunos também devem tê-lo em seus cadernos.


Pode-se
trabalhar segmentação, ditado colorido, registro de palavras, quantidades de
letras das mesmas. E outras atividades que possam explorar bem o texto.

Texto
do aluno
A atividade abaixo é para recortar e organizar as frases observando o
cartaz exposto em sala de aula e ou o texto do caderno.


Com esta história é possível trabalhar por uma semana ou mais, claro que dosando as atividades de acordo com as necessidades da turma.
O quebra-cabeça com nome é ótimo para o trabalho de organização e consciência fonológica quando aplicado com este objetivo.  
A criança deve recortá-lo, embaralhar as partes e após este momento a professora pode pedir para iniciar o mesmo enfatizando os “sons” das letras. 
Monta-o sobre a mesa e posteriormente faz a colagem no caderno.


Outra atividade importante no auxílio da leitura e escrita.


Outra forma de quebra- cabeça ( horizontal)
Fantoches  de palito para finalizar o trabalho com a história.













você pode gostar também
2 Comentários
  1. Anônimo Diz

    Muito bom, está de parabéns!

    1. isabel Diz

      Muito obrigada! Volte sempre!
      Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.