POEMA TRABALHANDO O NOME PRÓPRIO – ALFABETIZAÇÃO

Na etapa inicial de alfabetização, o papel do professor é ampliar, de maneira significativa, a inserção das crianças no universo da escrita, com o qual elas já têm contato por meio de, por exemplo, cartazes que veem na rua, da televisão e das listas de compras que seus pais fazem. “Não podemos dizer que se inicia o trabalho com nomes próprios na Educação Infantil, mas que se dá continuidade a esse processo de alfabetização, que já estava acontecendo no ambiente familiar, de forma mais intencional e sistemática”, explica Andréa Luize, coordenadora do Núcleo de Práticas de Linguagem da Escola da Vila, em São Paulo. E nada melhor que uma palavra estável – não importa onde a criança veja seu nome, ele sempre estará escrito do mesmo jeito – para começar esse trabalho.
Pensando nisso, trouxe hoje, um poeminha de fácil memorização, o qual auxilia no desenvolvimento da consciência fonológica, além que introduzir de forma prazerosa o trabalho com o nome próprio. 


Para baixar  as atividades é só clicar com o botão direito na imagem. 

Ao fazer isso, abrirá uma janela com opções diversas como:”Salvar imagem como…” ou ” Copiar imagem”. Você pode ainda clicar em “Abrir imagem em uma nova guia” para ver a atividade em tamanho maior e resolução real.

Também tem a escolha em PDF acima das imagens. É só clicar e baixar!

Atividades  elaboradas pela administradora do blog.

– Este blog é protegido pela lei 9610/98.
– A divulgação do conteúdo deste blog( www.amorensina.com.br) deve ser feita por meio dos botões de compartilhamento disponíveis ou copiando e colando o link exibido pelo navegador. 
Pode-se também copiar fragmento do conteúdo com link para o site.
– É expressamente proibida a cópia (foto) do conteúdo na íntegra sem prévia autorização, mesmo que colocado o link para o site.
– Alfabetizar com AMOR concede a você a autorização para visualizar e obter por downloads os materiais deste site, quando disponibilizados, exclusivamente para seu uso pessoal, nunca comercial.



você pode gostar também
4 Comentários
  1. aurilene Diz

    amei

  2. Rafael Nascimento Diz

    Isabel, como sempre, trabalho magnífico. Abraços.

  3. Unknown Diz

    Obrigada, Rafael!
    É muito bom saber que os amigos gostam do nosso trabalho! Sinto-me honrada e saiba que admiro muito o seu trabalho!
    Abraços!

  4. Alfabetização e Letramento . Diz

    Amo suas atividades. Aproveito sempre. Muito cruativas. E lindas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.