O PASSEIO DA GOTINHA! INTERDISCIPLINAR/ CICLO DA ÁGUA / 1º ANO

Como é gostoso brincar com a Gotinha de água!
Com o poema  O Passeio da Gotinha, a alfabetizadora, de forma simples, poderá trabalhar o ciclo da água e sua importância na vida de todos os seres vivos.

Água na natureza
Três quartos da superfície do globo estão cobertos de água. A camada de água da terra é chamada de hidrosfera. A maior parte é água salgada dos mares e oceanos e menos água doce de lagos, rios, geleiras, águas subterrâneas e vapor de água. Na atmosfera do nosso planeta, a água está em forma de pequenas gotículas, nas nuvens e no nevoeiro, e também em forma de vapor. Quando há condensação, a água é removida da atmosfera em forma de precipitação (chuva, neve, granizo, orvalho).

A água é a substância mais importante de todos os organismos vivos da Terra. Sem água, a existência de organismos vivos seria impossível. Em qualquer ser vivo, a água é o meio em que ocorrem as reações químicas, sem as quais não haveria vida . A água tem um papel fundamental na vida da célula.

A água é a substância mais valiosa e essencial para a vida dos organismos vivos. Presumivelmente, o nascimento da vida na Terra ocorreu no ambiente aquático.


Projeto água
Justificativa
Levando em consideração que todos os recursos naturais são finitos a longo ou médio prazo, acredito que seja nosso dever repassar este fato para nossas crianças, ensinando-as a respeitar e valorizar a natureza.
É imprescindível que elas entendam o valor da natureza e as consequências do mau uso deste recurso. A escola é o ambiente ideal para abordar o tema em suas várias nuances, perpassando por todos os conteúdos de forma interdisciplinar.

Objetivos
– Valorizar a água como um recurso precioso.
– Utilizar a água de forma adequada, pensando no próximo.
– Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, tc.).
– Sensibilizar- se sobre o seu papel e de todas as pessoas na preservação dos rios, lagos e mares.
– Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
– Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
– Compreender os processos dos estados da água.

– Compreender os processos do ciclo da água

Linguagem oral e escrita
Falar diariamente sobre a importância da água:
Trabalhar com leitura de textos, histórias, parlendas, poemas, músicas, adivinhas que tratam do assunto.
Produção coletiva de pequenos textos.
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Palestras sobre meio ambiente
Entrevista com um profissional da companhia de tratamento de água.

Matemática
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
Noções de medida massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).
Medidas de capacidade (gráficos, tabelas).
Situações-problema envolvendo a água.
Jogos
Atividades de registro.

Natureza e sociedade
Ciclo da água na natureza
Estados da água
Conversa sobre o desperdício da água no dia a dia.
Experiências diversas com a água nos estados:
sólido/líquido/gasoso
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e as condições
do saneamento básico.
Vídeos que
abordam o tema.
Exposição de imagens que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água
poluída 
Água no meio
ambiente
Água no nosso
corpo
Água das frutas
e outros alimentos

Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem
Técnicas de
pintura
Maquetes
Trabalho com sucata


Avaliação
 
Avaliar a
participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observando suas ações
e atitudes em relação ao novo conhecimento adquirido.
Avaliar as
produções orais e escritas.
Culminância
Exposição dos
trabalhos numa feira cultural

Um projeto muito interessante também, foi a da professora Helô Erig, postado no blog Ideia Criativa sobre os estados da água. A professora fez uma linda maquete com as crianças apresentando os três estados de forma simples, encantadora e didática. Confira!


Desenhos ilustrativos: Google imagens
você pode gostar também
16 Comentários
  1. Unknown Diz

    Adorei as astividades

    1. isabel Diz

      Obrigada, Adriana! Volte sempre!
      Beijos!

  2. Anônimo Diz

    amei essa postagem sobre a gotinha da aula.

    1. isabel Diz

      Obrigada!
      Beijos no coração!

  3. JANA Diz

    Bom dia, Isabel. Gostaria de saber como faço para utilizar o poema O PASSEIO DA GOTINHA em um livro. Como faço para entrar em contato com você no privado? No aguardo.

  4. Unknown Diz

    Gostei muito. Irei aplicar com meus alunos

    1. isabel Diz

      Obrigada!
      Beijos no coração!

  5. Anônimo Diz

    Simplemente perfeita!

    1. isabel Diz

      Obrigada! Bom saber que gostou!
      Beijos no coração!

  6. O Mundo das Letras Diz

    Sou professora do 5ªano, gostaria de receber postagem.

    1. isabel Diz

      Olá, Mundo das Letras!
      Nos marcadores do lado direito você encontrará "5º ano". Clique nele e encontrará muitas postagens.
      Obrigada por visitar e comentar.
      Beijos no coração!

  7. Anônimo Diz

    Lindas as suas atividades, excelentes! Bem organizadas, simplesmente espetaculares. Parabéns!

    1. isabel Diz

      Obrigada!
      Feliz por saber que você gostou! Suas palavras acariciaram meu coração!
      Beijos no coração e volte sempre!

  8. Anônimo Diz

    ISABEL SUAS ATIVIDADES SÃO MARAVILHOSAS CRIATIVAS TUDO DIFERENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS REPETITIVOS QUE A GENTE RECEBE TODO ANO, SUAS POSTAGENS TEM MUITO ME AJUDADO A FAZER UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR E DIFERENCIADO EM MINHA SALA DE AULA.

    1. isabel Diz

      Obrigada pelo imenso carinho! Saiba que é por causa de pessoas como você e outras que me incentivam, que continuo este trabalho.
      É muito bom ter este trabalho reconhecido! Beijos no coração e muita paz!

  9. Sandra Diz

    Obrigada por compartilhar!! Amei as atividades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.