DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – POEMA PARA ANOS INICIAIS

85 / 100

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, celebra as raízes e a mistura africana que existe em nossa cultura.
O Brasil possui uma enorme diversidade sociocultural. No entanto, a aceitação dos grupos étnicos pela sociedade ainda é baixa. 

 
Com base nessa realidade, em 2011 a UNESCO declarou o ano de filhos internacionais, Afrodescendentes para ajudar escolas e instituições a reconhecer a importância do trabalho da cultura negra no cotidiano escolar. 

 
De acordo com a Lei Federal nº 11 645, o currículo escolar deve refletir muitos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira. Como podemos transferir a história da África e dos africanos para a educação básica? Como enfatizar a importância das lutas negras no processo de formação do Brasil por meio da interdisciplinaridade?

A essência de um dia para a Consciência Negra está longe de ser um dia memorável, notado e comemorado. Este dia pode ser um marco importante que reflete a resistência de um povo que carrega na sua história cicatrizes marcantes de uma sociedade que exclui devido ao “conceito” de diferença.

Desta forma, entende-se que há um povo inferior ao outro, por isso pode escravizar ou excluir.

No entanto, para que esta noção de diferença e exclusão vá perdendo forças, é preciso ingressar a sociedade escolar com trabalhos de conscientização desde a mais tenra idade.

O dia da Consciência Negra, deve ser um dia para notificar a comunidade escolar que ações em prol da data, não pode ser estabelecida apenas neste dia, mas deve basear-se no dia a dia da escola e na sociedade como um todo.

As oportunidades de cultivar a consciência negra nas escolas devem ser consideradas por que os negros ainda sofrem altos níveis de violência e exclusão da educação, além da falta de oportunidades para jovens negros no mercado de trabalho.

Aumentar a consciência significa criar uma chance para uma criança negra avaliar sua personalidade com o corpo, o que traz certas características de sua etnia. Aumentar a conscientização significa que os profissionais da educação precisam reconhecer e se comprometer com questões de racismo na escola, envolvendo a todas as crianças e familiares nesta luta pelos direitos de todos, indiferente de etnia ou classe social. Somos todos humanos! Somos todos filhos da Terra!

 
Se deseja levar artigos relevantes para seus alunos, a página da Nova Escola está repleta deles. Cada um mais interessante que o outro, entre e confira!
 
Consciência Negra
Para baixar as atividades clique com o botão direito sobre cada imagem. Ao fazer isso, abrirá uma janela com várias opções, tais como:
“Abrir em nova guia” 
“Salvar imagem como…”
“Copiar imagem”
 
Clique em “Abrir em nova guia” e depois clique novamente e escolha a opção “Salvar imagem como…” ou “Copiar imagem”  para salvar as atividades em sua máquina.
Alfabetizar com amor, Amorensina, Atividades sobre a Consciência Negra, Consciência Negra 1 ano, Consciência negra para anos iniciais, Dia da consciência negra, Poema sobre a Consciência Negra,
Alfabetizar com amor, Amorensina, Atividades sobre a Consciência Negra, Consciência Negra 1 ano, Consciência negra para anos iniciais, Dia da consciência negra, Poema sobre a Consciência Negra,
Atividades sobre a Consciência Negra, Consciência Negra 1 ano, Poema sobre a Consciência Negra, Dia da consciência negra, Consciência negra para anos iniciais, Amorensina, Alfabetizar com amor,
Poema Consciência Negra
Atividades sobre a Consciência Negra, Consciência Negra 1 ano, Poema sobre a Consciência Negra, Dia da consciência negra, Consciência negra para anos iniciais, Amorensina, Alfabetizar com amor,
Atividade interativa sobre Consciência Negra
Siga-me no Instagran e na página do Facebook
Instagran – @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora!
você pode gostar também
1 comentário
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More