ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA – SISTEMA DE NUMERAÇÃO E ADIÇÃO

Alfabetização Matemática – Sistema de Numeração e Adição – 1º ano

As atividades de alfabetização matemática a seguir trabalham
o sistema de numeração e a adição com auxílio de desenhos.
Assim como toda atividade de alfabetização matemática, ou não,
estas têm o objetivo de trabalhar e consolidar o que já foi aplicado.
Com certeza, a criança já tem noção do nosso sistema de
numeração, assim como as adições simples. No entanto é importante que todo
aprendizado seja reforçado e consolidado. Com estas atividades, a criança
estará exercitando seu conhecimento e colocando em prática a sua capacidade de trabalhar
o pensamento lógico. Pois as mesmas, além de enfatizar número, quantidade e
adição, promove também o exercício da contagem, cálculo e desafio, permitindo
ainda que a criança exercite a concentração, atenção e discriminação visual.
Sendo assim, as atividades de alfabetização matemática tem
uma função importantíssima no quesito reforço do entendimento básico de números,
auxiliando a criança a ter uma compreensão firme da relação entre números e quantidade
e sistema de numeração.
É através da alfabetização matemática que o sujeito
desenvolve a capacidade de fazer julgamentos e tomar decisões bem fundamentadas
necessárias na vida cotidiana de qualquer cidadão.
Professor(a),
Para ter acesso gratuito as atividades é só baixar seguindo as instruções. Espero que goste do material! Volte sempre!

Trabalhando com a BNCC
Unidades temáticas
Número
Álgebra

Objetos de conhecimento

Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100)
Construção de fatos básicos da adição Composição e decomposição de números
naturais
Habilidades BNCC
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até
100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos,
em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala
de aula, entre outros.

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de
cálculo para resolver problemas.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação
de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências
recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - SISTEMA DE NUMERAÇÃO E ADIÇÃO 1

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - SISTEMA DE NUMERAÇÃO E ADIÇÃO 2
Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran – @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More