ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA – SISTEMA DE NUMERAÇÃO E ADIÇÃO

Alfabetização Matemática – Sistema de Numeração e Adição – 1º ano

As atividades de alfabetização matemática a seguir trabalham
o sistema de numeração e a adição com auxílio de desenhos.
Assim como toda atividade de alfabetização matemática, ou não,
estas têm o objetivo de trabalhar e consolidar o que já foi aplicado.
Com certeza, a criança já tem noção do nosso sistema de
numeração, assim como as adições simples. No entanto é importante que todo
aprendizado seja reforçado e consolidado. Com estas atividades, a criança
estará exercitando seu conhecimento e colocando em prática a sua capacidade de trabalhar
o pensamento lógico. Pois as mesmas, além de enfatizar número, quantidade e
adição, promove também o exercício da contagem, cálculo e desafio, permitindo
ainda que a criança exercite a concentração, atenção e discriminação visual.
Sendo assim, as atividades de alfabetização matemática tem
uma função importantíssima no quesito reforço do entendimento básico de números,
auxiliando a criança a ter uma compreensão firme da relação entre números e quantidade
e sistema de numeração.
É através da alfabetização matemática que o sujeito
desenvolve a capacidade de fazer julgamentos e tomar decisões bem fundamentadas
necessárias na vida cotidiana de qualquer cidadão.
Professor(a),
Para ter acesso gratuito as atividades é só baixar seguindo as instruções. Espero que goste do material! Volte sempre!

Trabalhando com a BNCC
Unidades temáticas
Número
Álgebra

Objetos de conhecimento

Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100)
Construção de fatos básicos da adição Composição e decomposição de números
naturais
Habilidades BNCC
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até
100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos,
em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala
de aula, entre outros.

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de
cálculo para resolver problemas.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação
de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências
recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Siga-me no Instagran e na página do Facebook

Instagran – @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo é protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias de imagens para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe  o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico em sala de aula, pelos professores, ou em casa pelos pais. 
Valorize o trabalho da autora!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.