ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA – RIMAS E ALITERAÇÕES – A CASA DAS CINCO JANELAS – 1ª PARTE

25 / 100 SEO Score

Alfabetização e Consciência Fonológica – Rimas e aliterações

Professora, deixo abaixo o vídeo do livrinho que você poderá confeccionar com seu aluno.
No entanto, cada página tem ainda uma folha complementar. Desta forma, postarei a cada dia duas páginas para que  possa explorar bem o conteúdo.
Antes de apresentar as páginas, você poderá inserir a palavra através do jogo “palavra secreta” ou outra forma de jogo.
A cada página trabalhe com diferentes jogos de palavras, usando as letras  ou as sílabas móveis. Existe uma uma infinidade de formas de trabalho. Use e abuse de sua imaginação!


A partir de hoje, postarei duas páginas por dia.
Fique de olho!!!

A consciência fonológica é a percepção do som da fala. É uma capacidade
cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da
leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do princípio
alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas
e fonemas numa palavra.
Diversas formas linguísticas que uma criança tem contato estando inserida numa
cultura contribuem para a formação de sua consciência fonológica, dentre elas
pode-se destacar as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais
e a fala, propriamente dita. (NASCIMENTO, 2006)



O uso da consciência fonológica por professores alfabetizadores é de grande
importância, visto que esta ajuda no desenvolvimento de habilidades pelo aprendente,
essas habilidades estão relacionadas à correspondência grafonêmica, onde “o
sistema alfabético de escrita associa um componente auditivo fonêmico a um
componente visual gráfico” (GUIMARÃES, 2006). E para se compreender o sistema
alfabético são necessárias algumas habilidades como “a consciência de que é
possível segmentar a língua falada em unidades distintas e a consciência de que
essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas” (GUIMARÃES,
2006), isso corresponde a consciência de sílabas e a consciência de palavras.
Podendo-se então utilizar recursos da consciência fonológica para obter esses
resultados, ou seja, para se ter “o conhecimento geral dos segmentos que compõe
a fala (rimas, aliterações, sílabas e fonemas).” (GUIMARÃES, 2006)



Rimas
e aliterações


“A rima representa a correspondência fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica” (NASCIMENTO, 2006). E aliteração é uma figura de linguagem na qual existe a “repetição de um ou mais fonemas no começo, no meio ou no fim de palavras próximas ou simetricamente dispostas”. (www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/glossario.htm).

É notada a importância do trabalho de consciência fonológica por meio de identificação de rimas e aliterações, pois estes contribuem no desenvolvimento de habilidades nas crianças no início da instrução formal em leitura (mais ou menos aos seis anos de idade)“ (GUIMARÃES, 2006), como, p.ex., a habilidade de identificação da sílaba inicial e de identificação de fonema inicial revelando-se capaz de prever significativamente a capacidade de leitura e de escrita .
Esta pode ser trabalhada pelos professores alfabetizadores com propostas como as sugeridas no Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica baseado em Cielo (in Paes e Pessoa, 2005), como por exemplo:
Detecção de rimas: eu vou dizer três palavras, duas rimam e uma não. Qual não rima?
– PANELA / MOLA/ TIGELA
– ESCOLA/ ESPADA/ ESMOLA

 

Para baixar as imagens siga as instruções abaixo:

  • 1 – Clique com o botão direito sobre as imagens.
  • 2 – Clique na opção: “Abrir imagem em uma nova guia”.
  • 3 – Clique novamente com o botão direito sobre a imagem que se abriu em uma nova guia.
  • 4 – Escolha a opção desejada e clique: “Salvar imagem como…” ou ” Copiar imagem”.
  • 5- Salve a imagem ou cole em um diretório de sua preferência, normalmente Word.

Não deixe de rolar a barra até o final da página para baixar todas as atividades. 

ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - RIMAS E ALITERAÇÕES - A CASA DAS CINCO JANELAS - 1ª PARTE 1
ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - RIMAS E ALITERAÇÕES - A CASA DAS CINCO JANELAS - 1ª PARTE 2
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.
 
 

OBA!!! AGORA JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE POSTEI, POR ISSO ESTOU EDITANDO COM TODAS AS PARTES. CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA BAIXÁ-LAS.


A CASA DAS CINCO JANELAS – PARTE 2


A CASA DAS CINCO JANELAS – PARTE 3


A CASA DAS 5 JANELAS – PARTE 4


A CASA DAS CINCO JANELAS – PARTE 5


MAIS ATIVIDADES SOBRE CASA – GEOGRAFIA NA ALFABETIZAÇÃO


PARTES DE UMA CASA – CLIQUE AQUI


A CASA – MEU LUGAR NO MUNDO


TIPOS DE MORADIA

Siga-me no instagran e na página do Facebook
Instagran – @alfabetizarcomamor
Todo material deste blog/site é elaborado pela autora do mesmo e protegido pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Caso queira compartilhar as atividades, copie e compartilhe apenas o LINK( “endereço” de um documento (ou um recurso) na web)
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico.
Valorize o trabalho da autora!
 
você pode gostar também
6 Comentários
  1. Unknown Diz

    Adorei, enriquece meus planejamentos

    1. Unknown Diz

      ADOREI, IREI COLOCAR EM PRÁTICA.

      PARABÉNS

  2. Unknown Diz

    Estou a procura parte 4 e 5

  3. Unknown Diz

    Obrigada por ajudar a enriquecer nosso trabalho na sala de aula, adorei essa atividade da casa.

  4. Sueidy Diz

    Lindo trabalho! Obrigada por compartilhar sua prática 🥰🥰

  5. Maria Vilma Lourenço Fonseca Diz

    Olá ! obrigada por disponibilizar atividades que nos ajudar na hora que estamos procurando diversificar nosso trabalho com os alunos .
    Felicidade enorme quando encontramos .
    Gratidão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.